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  • Coleta de Pneus para Recapagem

    Depois do combustível, os pneus representam o segundo maior custo de manutenção de um caminhão. Recapar um pneu custa em torno de 35% do valor de um novo e, se feita corretamente, com materiais de qualidade, por profissionais qualificados e ferramentas adequadas, tem a mesma durabilidade. Uma boa recapagem garante muito mais economia e, portanto, maior margem de lucro para o seu negócio. O sistema de recapagem da DVA é o que há de mais moderno no segmento, auditado e controlado pelo fabricante dos pneus Michelin. A recapagem denominada Refill, para carcaças da marca Michelin, transforma a carcaça em um pneu novo de novo, garantindo a performance do pneu e a segurança.

    Montagem de Pneus

    A montagem dos pneus é o processo de instalação da roda dentro do pneu, antes que os dois juntos sejam fixados no eixo do veículo. Embora pareça uma tarefa simples, necessita de um profissional capacitado e de equipamentos e ferramentas adequadas para evitar uma série de problemas como a perda de pressão e até o estouro do pneu.

    Calibragem dos Pneus

    A verificação da pressão dos pneus deveria ser feita sistematicamente em todos os veículos. Recomenda-se que, pelo menos, a cada 15 dias seja feita esta verificação e eventual correção. A pressão desigual nos pneus pode gerar a diminuição da vida útil de uma carcaça em até de 30%, devido à fadiga gerada pela baixa pressão nos pneus.

    Rodizio de Pneus

    O rodízio de pneus no veículo necessita de várias combinações. Alguns especialistas recomendam que o revezamento seja feito, não só de trás para frente, mas também entre os lados esquerdo e direito, de dentro para fora no mesmo eixo, o que influencia em um bom balanceamento. Se tudo for feito corretamente e com profissionais capacitados, pode-se aumentar consideravelmente a vida útil do pneu.

    Balanceamento de Rodas

    O balanceamento é o ato de descobrir se o pneu (ou a roda) possui maior peso para algum lado ou região e corrigir essa diferença, deixando seu giro, como o nome sugere, balanceado. Um pneu com seu giro irregular causa trepidação no volante e um desgaste maior em uma área específica, reduzindo a durabilidade e aumentando a necessidade de manutenção, além, é claro, de oferecer sérios riscos à segurança.

    Alinhamento e Geometria

    Quando você solta o seu volante com o carro em movimento, ele “puxa” para algum lado? Isso, provavelmente, é um problema de alinhamento. Quando as rodas não estão com um ângulo perfeitamente alinhado entre elas, além de representarem importantes riscos à segurança, causam desgaste de peças e pneus e até maior consumo de combustível.

    Troca de buchas e tirantes

    O tirante é uma peça que faz a ligação do eixo com o chassi do veiculo evitando o atravessamento. Normalmente, é um eixo que possui buchas nas pontas. Elas costumam influenciar na estabilização e sofrer a pressão do balanço das rodas. Seu desgaste é maior se forem de baixa qualidade e/ou se o motorista circular por ruas e estradas com muitos buracos. É importante, portanto, observar a manutenção e, quando necessário, fazer a troca desses dispositivos (tanto das buchas, como do tirante em si) para evitar folgas, garantindo a segurança e a eliminação de estalos e demais ruídos incômodos e evitando desgaste irregular dos pneus.

    CAMBAGEM

    A cambagem tem a tarefa de distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, aumentando assim a vida útil do pneu, além de compensar
    os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Se você transita por vias com muitos buracos,
    o que é muito comum em nosso país, às vezes é inevitável cair em um deles e é ai que essas alterações no ângulo acontecem, tanto pelas fortes
    pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso e principalmente por molas defeituosas.

    CONSERTO DE RODAS

    As avarias podem ser estéticas como também estruturais. Trincas, amassados ou empenamentos são mais comuns do que se imagina
    e podem comprometer a segurança do usuário, se não identificados e corrigidos rapidamente. Rodas amassadas podem esconder um
    grande risco à segurança.

    HIGIENIZAÇÃO DE AR CONDICIONADO

    O ar-condicionado é um item imprescindível no carro dos brasileiros e, por isso, a higienização deste deve ser feita periodicamente, garantindo
    a limpeza do sistema e evitando o acumulo de pó, fungos e bactérias em seu interior, que podem causar não somente a obstrução dos tubos da
    câmara de refrigeração, como também danos à sua saúde e dos demais passageiros. O mau cheiro é um dos principais sinais que apontam
    para a necessidade de limpeza do ar condicionado automotivo. O odor é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar
    do sistema de refrigeração. É recomendado que seja feita a higienização a cada 6 meses.